quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Freguesia do Monte

A zona central do Monte situa-se na zona do Largo da Fonte (aproximadamente 540 m de altitude) e em seu redor. Nesta pequena área encontra-se a famosa igreja em honra à Nossa Senhora do Monte, onde abaixo se inicia como ponto de partida dos tradicionais carrinhos de cesto. Esta liga também aos magníficos jardins do Monte e à antiga ferroviária que servia de ligação entre o Monte e a baixa da cidade do Funchal, fazendo também trajeto com o Terreiro da Luta.



Igreja de Nossa Senhora do Monte

Breve História

A freguesia do Monte foi criada em meados do século XVI.


Ao longo da segunda metade do século XIX, tornou-se sob influência de Fernando II de Portugal, um refúgio romântico para as famílias abastadas do Funchal que davam grande importância ao clima da região. Foram construídas então Quintas e casas rodeadas de jardins e parques, com vistas deslumbrantes sobre a baía da cidade. Algumas delas podem ser visitadas atualmente.



Um dos casos é a Quinta dos Jardins do Imperador, última residência de Carlos I de Áustria, que escolheu viver na referida freguesia enquanto decorria o exílio que forçou a queda do Império Austro-Húngaro. Esta quinta, chegou a chamar-se Quinta Cossart cujo nome teria sido dado pelo antigo proprietário.


A freguesia do Monte atraiu desde muito cedo o interesse de muitos artistas, que também (em alguns casos) vieram viver para o local. 

Alguns desses artistas foram Martha Telles e o irmão António da Cunha Telles, Lurdes Castro e Herberto Hélder.

Citação da cineasta Agustina Bessa-Luís, no seu livro "Martha Telles" onde diz: "O castelo onde irás e não voltarás".

A partir de 1850, surgiu uma nova forma de transportar rapidamente as pessoas abastadas do Monte ao Funchal: os carros de cesto do Monte, canapés em vime, almofadados a chita, sobre patins de madeira revestidos de couro ensebado, deslizando, pela força da gravidade e controlados por cordas à retaguarda, por dois condutores a pé, os ditos "Carreiros". Uma aventura com cerca de 3 Km.

Mais tarde, nos finais dos século XIX entrou em funcionamento o Caminho de Ferro do Monte, prolongando-se depois até ao Terreiro da Luta. Acabou sendo desativado durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente a ligação é assegurada pelo teleférico.


Jardim do Monte
Ponte do Caminho de Ferro


Largo da Fonte

Madeira Moments - Consigo, sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário