quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Origem do Porto Santo

A origem do seu nome não é consensual para os estudiosos que se ocupam desta matéria. A este respeito existem duas teorias que, embora diferentes, pouco divergem no que respeita às circunstâncias subjacentes à atribuição do topónimo "Porto Santo": a primeira de carácter mais lendário, enquanto que a segunda se sustenta em registos históricos.

Praia do Porto Santo
Segundo a primeira, baseada na versão popular e que remonta a 1418, Zarco e seus companheiros, aquando da sua chegada à ilha, ter-lhe-iam dado o nome por gratidão, visto que esta lhes teria oferecido refúgio no decurso de uma terrível tempestade. Já a segunda versão, historicamente argumentada, aponta para a Baixa Idade Média, segundo a qual, uma embarcação teria encontrado o porto seguro nesta ilha, depois de uma violenta tempestade. Quer isto dizer que, antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento, em 1418, já esta pequena ilha era denominada de Porto Santo. Tal facto, entre outros documentos de valor histórico, é constatado no chamado Atlas Medicis de cerca de 1370.

Em suma, ambas as teses convergem relativamente ao acontecimento que deu origem ao nome "Porto Santo", distinguindo-se. todavia, na data e origem dos navegantes que encontraram nesta ilha um porto de salvação.




Madeira Moments - Consigo, sempre.


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Reserva Natural da Ponta de São Lourenço


Vista parcial sobre a Ponta de São Lourenço
Considerada a península mais oriental da Ilha da Madeira, com 9 Km de comprimento e 2 Km largura, inclui dois ilhéus, sendo eles o Ilhéu da Cevada e o Ilhéu da Ponta de São Lourenço.

Em 1982 é declarada Reserva Natural, com objectivo de preservar a sua fauna, flora e herança geológica.

A vegetação da Ponta de São Lourenço é especial e única dentro das ilhas da Macaronésia, não por estar ainda inalterada, mas devido à presença de grupos de grande destaque que se encontram confinados nesta área.

Para além da vegetação, esta reserva é o meio de habitat de muitas espécies de aves e de alguns lobos marinhos que são vistos ao largo da ilha ocasionalmente.


As costas Norte e Sul são muito diferentes. A costa Norte é mais dramática e dificilmente alcançável de barco uma vez que se encontra mais exposta aos ventos.



Exemplos de Fauna e Flora protegidas em Ponta de São Lourenço (imagens):

Freira (do Bugio) da Madeira



Lobo Marinho



Erva Gelada*




Perpétuas da Madeira



*Nome Científico: Mesembryanthemum crystallinum 



Madeira Moments - Consigo, sempre.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Miradouro do Terreiro da Luta

O Miradouro do Terreiro da Luta situa-se na freguesia do Monte, concelho do Funchal, nele encontra-se um monumento muito importante e de grande valor arquitectónico, a estátua da Nossa Senhora da Paz. Esta foi construída na sequência do bombardeamento ao Funchal por submarinos alemães. em 1917. Fez-se desde então a promessa de que se a paz voltasse, os ilhéus mandariam erguer outra estátua em homenagem à Nossa Senhora do Monte.
Dez anos mais tarde e cumprida a promessa, acabaram por construir uma enorme estátua toda ela talhada em mármore, com 5 metros de altura.


Nossa Senhora do Terreiro da Luta
Lenda da Nossa Senhora do Monte


"Conta-se que no final do século XV, a cerca de 1 Km acima da igreja da Nossa Senhora do Monte, na localidade do Terreiro da Luta, uma menina brincava durante a tarde com uma pastorinha. A pastorinha ofereceu uma merenda a esta menina. A menina muito satisfeita, contou o sucedido à sua família, que não acreditou na sua história, por ser improvável que naquela mata deserta e tão afastada da povoação aparecesse uma pastorinha. Na tarde do outro dia, a menina voltou a brincar com a pastorinha e voltou a dar-lhe merenda, acabando por contar novamente à família.

No dia seguinte, à hora indicada pela menina, o seu pai foi de modo oculto observar a cena. Foi quando viu sobre uma pedra, uma pequena imagem de Maria Santíssima e, à sua frente, a inocente menina que se apressou a dizer-lhe que aquela imagem era a pastorinha de quem lhe falava.


O pai, perplexo, não ousou tocar na imagem e comunicou o facto à autoridade religiosa. que mandou colocar a imagem na Capela da Encarnação, próxima da actual igreja da Nossa Senhora do Monte. deu-se, desde então, este nome àquela venerada imagem".

No local onde sucedeu esta aparição, foi mandada construir mais tarde um fontenário em homenagem à pastorinha (Nossa Senhora do Terreiro da Luta).




A Capela 

Capela do Terreiro da Luta
Juntamente com este monumento, no Terreiro da Luta, foi ainda construído uma Capela dedicada à Nossa Senhora da Paz, ou do Ar, a padroeira da Aviação Portuguesa, pelo antigo pároco do Monte, José Marques Jardim. 

No seu interior existe um quadro emoldurado da Senhora da Paz, feito com pequenos pedaços de hélices, partidas em desastres da Aviação Portuguesa.









Madeira Moments - Consigo, sempre.




segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sé Catedral do Funchal


"A Sé Catedral do Funchal, situa-se na ilha da Madeira e é um dos poucos monumentos que sobreviveram virtualmente intactos desde os tempos de colonização" - Diocese Funchalense.

Mandada construir no século XV, por D. Manuel I, foi a cargo do arquitecto Gil Eanes que começou desde cedo a trabalhar no desenho da Sé do Funchal e que ficou concluída em 1514.
No entanto em 1508, quando o Funchal foi elevado à categoria de cidade, eram já celebradas missas no templo. Contudo, o coruchéu* da torre sineira só ficou concluído na ano a que terminaram as obras, sendo dessa forma, a última parte da construção a ser finalizada.


Vista Exterior
Os destaques vão para os assentos da capela-mor que exibem Santos, Profetas e Apóstolos em trajos do século XVI. Nos pormenores dos assentos e apoios para braços podem ver-se aspectos da vida na ilha da Madeira, como é exemplo um carro que transporta um cacho de bananas e outro que carrega um odre cheio de vinho.


A igreja possui uma excepcional cruz processional, oferecida por D. Manuel I. Esta alfaia de culto em prata é considerada uma das obras-primas da ourivesaria manuelina portuguesa. Uma vez que à Diocese do Funchal estiveram sujeitas todas as terras descobertas por Portugal nas Américas, tornando-se assim, por alguns anos a maior arquidiocese católica do mundo.

*Coruchéu é o remate piramidal ou cónico de uma torre ou de um campanário.


Características Importantes (parte 1):

  1. A Fachada: é construída em três panos, sendo o central em cantaria do Cabo Girão, na qual se recorta um portal gótico de oito arquivoltas, sendo o exterior em carena e prolonga-se, no cimo, um nicho que envolve uma custódia. É encimado pelas armas de D. Manuel I. Este pano é dividido em dois corpos que estão separados por uma faixa saliente. A parte superior e rematada por empena aguda, tendo no seu vértice uma cruz da ordem de Cristo. Possui ainda neste corpo um bela rosácea.

  2. A Cabeceira: é formada pela capela-mor e por dois absidíolos: A Capela do Amparo (vulgarmente conhecida nos dias de hoje, como capela de Nossa Senhora de Lourdes e a Capela do Santíssimo.


2.1. O Retábulo: "É composto por cinco corpos do sobre-céu que também cobre o altar. Esses corpos são separados por pilastras de ornato flamejante e divido em três andares: na parte central os nichos do sacrário (inferior) e uma escultura a Nª. Sª. da Assunção (padroeira da capela Catedral - no meio), e nas restantes partes existem pinturas atribuídas a Francisco Henriques. Os sobre-céus têm um lindíssimo rebordo retalhado em talha dourada, com armas reais no centro e ladeado por esferas armilares."

2.2. O Cadeiral: "É um conjunto muito valioso e artístico repleto de símbolos do séc. XVI. É composto por duas ordens de cadeiras corais; a superior destinava-se aos capitulares e as inferiores aos capelães (com um friso de talha dourada).
As cadeiras dos capelães terminam com uma pequena figura humana ou animal esculpida na madeira. Nas figuras mais interessantes destacam-se: (numa lateral) um javali fiando; um touro; um borracheiro; uma águia com uma serpente no bico; um burro a cantar diante de um livro; um homem a tapar os ouvidos perante um coro desafinado; um urso comendo; uma raposa vestida de burel tentando enganar uma galinha; e um cavaleiro com um saco na cabeça. (noutra lateral) Paulo descendo os muros de Damasco dentro de um cesto; uma raposa e um galo; um homem fabricando um borracho; uma animal com um filhote às costas; um oleiro; um carregador de carro-de-mão; um homem com um burro às costas; um leão; uma cadela com o filho; Sansão estrangulando o leão; um lavrador apanhando fruta; e um cão a lamber-se.
Nos braços das cadeiras e no fim dos pilastras, existem também figuras mas mais simples, embora despertando algum interesse pelo simbolismo: o acrobata, o caracol, o cão roendo um osso, o porco pedindo esmola, o diabo, o leão, o homem das galés, o cavador, o lavrador fazendo vinho, o bobo, a mulher nua, o rapaz abrindo com as próprias mãos a boca de um animal.

Retábulo e Cadeiral da Capela-Mor da Sé Catedral do Funchal



Características Importantes (parte 2):


Tecto da Capela-Mor 
  1. O Tecto da Catedral: É muito riquíssimo em valor artístico, de alferge, cobre as naves e o transepto. É construído com o precioso e odorífico cedro da ilha, em estilo Mudéjar. É o tecto mourisco mais belo e mais rico que foi construído na ilha da Madeira, e quem sabe talvez mesmo de Portugal. 

    O tecto da Nave central forma caprichosas figuras geométricas, enriquecido por rosetas e pingentes dourados embutidos em marfim. O desenho é tão perfeito que nele encontram-se grifos, anjos, águias, centauros, escudos e cruzes da ordem de Cristo e esferas armilares. 

    Os tectos laterais são ligeiramente inclinados formados por regretas paralelas que se cruzam no centro. Para sua maior sumptuosidade, nestes encontram-se pintados um longo friso de arte "Renascentista" emoldurados por duas cordas.

    Detalhe do Tecto Nave Central
  2. A Pia Baptismal: é esculpida numa preciosa pedra da Arrábida, com um pé. Tem forma de um cálice. A boca é em forma de decágono.

  3. Os Lustres e o Docel do Púlpito: são do séc. XVIII (1790). Sendo os lustres do Mestre José Joaquim do Espírito Santo, e o docel do entalhador Estêvão Teixeira de Nóbrega.

  4. O Púlpito é considerado o mais belo de toda a Diocese do Funchal.



Localização:




Contactos:
Rua do Aljube
9000-067 Funchal, Ilha da Madeira 

Email: secatedralfunchal@sapo.pt

Tel.: +351 291 228 155 




Madeira Moments - consigo, sempre.


domingo, 26 de abril de 2015

Jardim de Santa Luzia


O Jardim de Santa Luzia é um espaço de lazer recuperado recentemente pelo Governo Regional da Madeira, a cargo do Dr. Alberto João Jardim e pela Câmara Municipal do Funchal. Teve a sua inauguração a 27 de Setembro de 2004 e fez recuperar "em termos ambientais uma área densamente urbanizada e que ao longo de muitos anos foi deixada ao abandono".

Este espaço assenta sobre terrenos pertencentes ao antigo engenho (a vapor) de açúcar do Torreão (ou de Hinton). Em meio de preservação e ao serviço de prestar homenagem à época de laboração do engenho, neste jardim foram mantidas a chaminé da antiga fábrica (que se avista da baixa da cidade funchalense) e alguma maquinaria. É desta forma que se relembra a influência que o local teve no passado da indústria sacarina da ilha da Madeira e que não devem passar despercebidos.

É desta forma que a cidade do Funchal ganha um novo espaço ligado à preservação da natureza, dando por sua vez, um "novo pulmão" à ilha.


Chaminé Industrial de Santa Luzia
O Jardim de Santa Luzia é um espaço fechado, pouco amplo muito verdejante e apresenta uma arquitetura paisagística contemporânea. Entra na categoria dos espaços mais verdes e emblemáticos da cidade do Funchal.

Pode visitar ainda dentro deste jardim, uma esplanada com bar, um parque infantil e um pequeno anfiteatro.

Área Total: 13. 600 m2
Freguesia: Imaculado Coração de Maria

Propriedade: Pública Regional

Site: www.sra.pt/

Horário de abertura:
Todos os dias das 08.00 às 24.00


Entrada Livre.



Madeira Moments - Consigo, sempre.





sábado, 25 de abril de 2015

Nau Santa Maria do Colombo


Esta magnífica réplica do navio de bandeira de Cristóvão Colombo "Santa Maria" foi construído na ilha da Madeira, entre os meses de Junho de 1997 e Julho de 1998, na freguesia de Câmara de Lobos.

Mandada construir por Robert Wijntje, holandês de raiz, juntamente com outros artesão locais, a chamada Nau de Santa Maria representou o "Expo Vinho Madeira 98", em Lisboa, onde fora visitado por aproximadamente 97,016 pessoas em apenas vinte e cinco dias. Desde então, faz rota turística pela ilha da Madeira atraindo milhares de turistas todos os anos.




Nau Santa Maria de Colombo



A Nau de Santa Maria é o barco mais fotografado na Madeira. Muitos programas televisivos locais e internacionais famosos têm sido filmados a bordo deste barco, destacando-se o Discovery Channel em "A busca de Colombo".

Esta magnífica viagem tem como ideia reviver a história deste navegador, sentindo-se como estive-se em meados do século XV, enquanto observamos a deslumbrante vista paisagística sobre a costa sul da Madeira. É uma viagem realmente agradável, realizada duas vezes por dia e com duração de três horas em média, com a observação de golfinhos, baleias, tartarugas, entre muitas outras espécies endémicas da costa funchalense.



                                     
Posto de Vendas e Informações





Informações em:
Santa Maria Quiosque
Marina do Funchal, Madeira, Portugal
9000-055 Funchal
Telf.: +351 291 220 327 ou +351 965 010 180

Horários:
- 10.30 às 13.30
- 15.00 às 18.00




Madeira Moments - Consigo, sempre.



Ilha da Madeira




Miradouro dos Balcões - Ribeiro Frio

O Arquipélago da Madeira situa-se no oceano Atlântico, a sudoeste de Portugal e nele se engloba como ilha principal, a ilha da Madeira, bem como outras ilhas como é o caso do Porto Santo, as ilhas Desertas e as Selvagens. A ilha-mãe (ou ilha principal - Madeira) é considerada como um dos melhores destinos turísticos do mundo, encontra-se no 6º lugar do Ranking como sendo a mais apreciada pelos milhares de turistas que passam pela ilha todo o ano e esperam ansiosamente voltar.
É riquíssima em fauna e flora devido ao seu clima subtropical ameno. Ótimo destino para passar as suas férias.
Tem como capital a cidade do Funchal, dado o seu nome à abundância de Foeniculum Vulgare  conhecida simplesmente por "Funcho" (espécie herbácea fortemente aromática e muito utilizada na culinária, perfumaria e bebidas espirituosas).
A ilha é de origem vulcânica e possui um clima subtropical com vasta extensão em flora exótica economicamente e amplamente virada para o turismo.



Levada do Rabaçal às 25 Fontes


A ilha da Madeira conhecida pelo seu manto verdejante é um verdadeiro oásis no que toca à sua biodiversidade natural. É muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e as falésias mais extensas da costa. Os seus pontos mais altos são o Pico Ruivo e o Pico das Torres. As suas praias com areia fina são muito raras devido à sua origem de formação.
Nos vales da ilha encontram-se alguns hectares de floresta, designados pela Laurissilva (zona preservada). Foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1999. A sua floresta atual contém espécies endémicas das ilhas da Macaronésia (onde incluem as ilhas da Madeira, Gran Canárias, ilha de Santa Maria próxima aos Açores, e Marrocos) trazidas pelas primeiras colónias. 
Na sua produção, cultiva Banana, Maracujá, Flores e Vinha. Dá origem ao conhecido vinho de excelência: Vinho Madeira, onde já pode encontrar à venda por todo o mundo.

Tradição da Festa da Vindima


Aceda ao video seguinte e fique a descobrir mais sobre a nossa ilha:

https://www.youtube.com/watch?v=IBPhzmPnMZc






Madeira Moments - Consigo, sempre.



Piscinas Naturais do Cachalote


As Piscinas Naturais do Cachalote, situam-se à entrada da vila do Porto Moniz, no arquipélago da Madeira. São de origem vulcânica e constituem um dos maiores cartazes de visita à vila do Porto Moniz.
Esta zona balnear é de livre acesso e, apesar de não usufruírem de infraestruturas de apoio e instalações sanitárias, dispõem de duche exterior e de vigilância na época balnear.

Encobrido sobre o rochedo que banha sobre os mares do Porto Moniz, o Aquário da Madeira é uma área que também pode visitar. Este oferece uma visita ao "Mundo do Silêncio" onde possui 12 tanques temáticos onde podemos observar mais de 70 espécies que povoam os mares madeirenses.
Piscinas Naturais do Cachalote


Piscinas Naturais do Cachalote



Informações úteis para chegar ao Aquário da Madeira:

Rua do Forte de São João Baptista
9270-095 Porto Moniz, Madeira, Portugal
Telef.: +351 291 850 340
Correio Eletrónico: aquariodamadeira@portomoniz.pt

Aberto todos os dias das 10.00 às 18.00

Quinta da Boa Vista Gardens

Orquídeas encontradas na Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista Gardens possui diversas áreas ligadas aos maiores habitats de todo o mundo. Numa das suas áreas de maior relevo a nível de plantas, damos destaque à coleção de orquídeas oriundas de toda a parte do mundo e que se encontram preservadas na ilha devido ao estado de extinção. Dessa forma, o clima incomparável da ilha da Madeira fá-las adaptarem-se bem, permitindo assim, que estas se desenvolvam no seu estado natural.
A Quinta da Boa Vista tem vindo a surpreender pelo mundo, visto que ganhou diversos prémios ao longo destes vinte anos de sua existência.
A melhor altura para visitar exposições florais exuberantes, são nos meses de Dezembro a Maio visto que estas encontram-se em flor e os seus suaves aromas vagueiam pelo ar pura e delicadamente.
Nos restantes meses do ano poderá também ainda visitar a Quinta da Boa Vista, pois além das orquídeas, apresentam também uma vasta coleção de híbridos e outras espécies raras às quais atraem milhares de visitantes.

Espécies destacadas: Cymbidiums; Paphipedilums; Lycastes.


Miradouro do Cabo Girão

Largo do Miradouro do Cabo Girão 

O Miradouro do Cabo Girão é famoso pela sua falésia, cuja a altura chega aos 589 metros, sendo desta forma a segunda mais alta do mundo. Foi remodelado recentemente, onde ganhou mais espaço com a construção de uma plataforma em vidro duplo, onde podemos ver abaixo a grande "Fajã do Cabo Girão"
Neste miradouro podemos ver maior parte da cidade de Câmara de Lobos e outra grande parte da cidade-mãe, o Funchal. Uma vista surpreendente que marca o seu olhar!
Alguns metros mais acima encontramos um pequena capela construída em 1931, com o nome de Capela de Nossa Senhora de Fátima, esta atrai milhares de peregrinos que todos os anos vêm à ilha para prestar homenagem à sua padroeira.
É celebrada homenagem à mesma, no dia 13 de Maio.




Vista desde o Miradouro sobre as cidades de Cãmara de Lobos e Funchal
.