domingo, 26 de abril de 2015

Jardim de Santa Luzia


O Jardim de Santa Luzia é um espaço de lazer recuperado recentemente pelo Governo Regional da Madeira, a cargo do Dr. Alberto João Jardim e pela Câmara Municipal do Funchal. Teve a sua inauguração a 27 de Setembro de 2004 e fez recuperar "em termos ambientais uma área densamente urbanizada e que ao longo de muitos anos foi deixada ao abandono".

Este espaço assenta sobre terrenos pertencentes ao antigo engenho (a vapor) de açúcar do Torreão (ou de Hinton). Em meio de preservação e ao serviço de prestar homenagem à época de laboração do engenho, neste jardim foram mantidas a chaminé da antiga fábrica (que se avista da baixa da cidade funchalense) e alguma maquinaria. É desta forma que se relembra a influência que o local teve no passado da indústria sacarina da ilha da Madeira e que não devem passar despercebidos.

É desta forma que a cidade do Funchal ganha um novo espaço ligado à preservação da natureza, dando por sua vez, um "novo pulmão" à ilha.


Chaminé Industrial de Santa Luzia
O Jardim de Santa Luzia é um espaço fechado, pouco amplo muito verdejante e apresenta uma arquitetura paisagística contemporânea. Entra na categoria dos espaços mais verdes e emblemáticos da cidade do Funchal.

Pode visitar ainda dentro deste jardim, uma esplanada com bar, um parque infantil e um pequeno anfiteatro.

Área Total: 13. 600 m2
Freguesia: Imaculado Coração de Maria

Propriedade: Pública Regional

Site: www.sra.pt/

Horário de abertura:
Todos os dias das 08.00 às 24.00


Entrada Livre.



Madeira Moments - Consigo, sempre.





Sem comentários:

Enviar um comentário