O Parque de Santa Catarina localiza-se na cidade do Funchal e possui uma área de 36.000 m2. É um dos parques mais importantes da cidade, sendo utilizado não só para simples passeios, mas também como local de manifestações, celebrações populares (como o Dia do Trabalhador) ou para realização de eventos, como exposições sobre animais ou festivais de música.
Lagoa Central do Parque |
História
Em 1837 a Câmara Municipal do Funchal, dando cumprimento as disposições do Decreto de 21 de Setembro de 1835 - que estabelecia a obrigatoriedade das câmaras terem um cemitério público -, adquiriu uma parcela de terreno em parte da área hoje ocupada pelo parque para criar esse cemitério. O cemitério de Nossa Senhora das Angústias ali funcionou até 1939, ano em que se começou a transferência para São Martinho, onde actualmente se encontra o cemitério da cidade. Em 1946 a câmara comprou segunda parcela de terreno, nessa altura iniciaram obras de estruturação do parque, com junção das duas parcelas, tendo as obras sido concluídas em 1966.
Maquinaria Decorativa do Espaço |
No Parque de Santa Catarina é possível encontrar várias esculturas, assim como uma capela.
Localizada na parte mais baixa do parque, a Capela de Santa Catarina data de 1425, tendo a sua construção sido ordenada por D. Constança, esposa de João Gonçalves Zarco, um dos "descobridores" da Madeira.
No que diz respeito às esculturas, a mais conhecida é a do "Semeador", que se encontra junto ao lago artificial e cuja autoria é de Francisco Franco. Esta obra foi criada em 1924, tendo sido exposta pela primeira vez no "Salon" de Paris. Outras esculturas existentes no parque são a do Infante D. Henrique, a de Cristóvão Colombo, a do Trabalhador Madeirense e o Torso de Mulher. Para além disso, existe um monumento dedicado a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Estátua de Cristóvão Colombo |
Coordenadas: 32º 38' 44" N 16º 54' 52" O
Entrada Livre
Madeira Moments - Consigo, sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário